terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Aprenda a falar Português!

Toca a aprender prutuguês


PORQUE O SABER NÃO OCUPA LUGAR!!!!
*
Alevantar*
O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come
por
parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.
*
Amandar*
O acto de atirar com força: 'O guarda-redes amandou a bola para bem
longe'
*
Aspergic*
Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
*
Assentar*
O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair
no
cimento.
*
Capom *
Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!
*
Destrocar*
Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
*
Disvorciada*
Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.
*
É assim... *
Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer
dizer nada
e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer frase.
Muito
utilizado por jornalistas e intelectuais.
*
Entropeçar*
Tropeçar duas vezes seguidas.
*
Êros*
Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.
*
Falastes, dissestes...*
Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, ele
falou,
TU FALASTES..
*
Fracturação*
O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa
comercial. Casa
que não fractura... não predura.
*
Há-des*
Verbo 'haver' na 2ª pessoa do singular: 'Eu hei-de cá vir um dia; tu
há-des
cá vir um dia...'*

Iagua
É a água à moda do Norte...
*
Inclusiver*
Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu
inclusiver
acho
esta palavra muita gira. Também existe a variante "Inclusivel".
*
Mô*
A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à
língua
portuguesa, como 'bué' ou 'maning'. Ex.: Atão mô, tudo bem?
*
Nha *
Assim como Mô, é a forma mais prática de articular a palavra MINHA.
Para
quê perder tempo, não é? Fica sempre bem dizer 'Nha Mãe' e é uma
poupança extraordinária.
*
Númaro*
Também com a vertente "númbaro". Já está na Assembleia da República
uma
proposta de lei para se deixar de
utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim, acho
um bom númaro!
*
Parteleira *
Local ideal para guardar os livros de Protuguês do tempo da escola.
*
Perssunal*
O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol.
Ex.:
'Sou perssunal de futebol'. Dica: deve ser articulada de forma
rápida.
*
Pitaxio *
Aperitivo da classe do 'mindoím'.
*
Prontus*
Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um
'prontus'!
Fica sempre bem.
*
Prutugal*
País ao lado da Espanha. Não é a Francia.
*
Quaise*
Também é uma palavra muito apreciada pelos nosso
pseudo-intelectuais..
Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser
meu.
*
Selada*
Uma salada mais vegetariana...
*
Stander*
Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o 'stander' de
automóveis.
O "stander" é um dos grandes clássicos do "português da cromagem"...
*
Tipo*
Juntamente com o 'É assim', faz parte das grandes evoluções da
língua
portuguesa. Também sem querer dizer nada, e não servindo para
nada, pode
ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo. É
assim... tipo, tás a ver?
*
Treuze*
Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze.